Tatiane/Foto Reprodução Web
Todo lugar que pesquisamos tem alguém indicando um ácido ou produto e se dizendo especialista na área, em 2017 quando a então dona de um salão de beleza no Mato Grosso identificada como Tatiana, 43, aceitou fazer gratuitamente um peeling facial, procedimento que serve para acne inflamada ou renovar a pele. Só que a profissional que ofereceu esse serviço a ela usou fenol, um ácido muito corrosivo usado em pessoas com rugas profundas ou pele manchada e que promete até 20 anos de rejuvenescimento. Por causa disso, ela conta, perdeu a funcionalidade de um dos rins, teve os dentes fragilizados e ficou com problemas na visão.
Passados três anos e ainda se recuperando das sequelas, Tatiana resolveu expor o caso nas redes, com objetivo de alertar para os cuidados na hora de fazer qualquer procedimento estético. O post já teve mais de 3,5 mil compartilhamentos. A dermatologista Gabriela Munhoz, especialista em tratamento e prevenção de problemas estéticos na pele, decreta: o procedimento só pode ser feito em clínica, com cirurgião plástico ou dermatologista,
"Primeiro deu uma 'pinicadinha', foi aumentando e já comecei a gritar e chorar. E desmaiei. Ela passou pasta d'água em mim, e colocou um ventilador em cima do rosto para passar a ardência. Parecia que algo estava comendo minha pele", Tatiana relembra.
A comerciante foi então para casa com o rosto bem inchado, mas a então massagista, ela conta, disse que a reação era normal. Até que sua visão foi ficando turva e a audição prejudicada. Foi quando ela decidiu ir para o hospital.
Tatiana/ Foto Reprodução Web
"Vieram ainda dores de cabeça muito intensas, e não conseguia mais respirar. Chorava muito e meu coração estava acelerado", lembra ela, que ficou quatro dias internada, sob efeito de sedativo.
Por causa das feridas, incluindo herpes, Tatiana precisou tomar uma série de antibióticos e antiinflamatórios para o rosto desinchar. Em altas doses, eles podem causar insuficiência renal aguda, conforme explica o nefrologista Marcelo Mazza, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia e da Fundação Pro-Renal. Depois de um ano de tratamento, ela diz que um dos rins atrofiou e secou, e hoje usa diurético:"Eu já tinha um rim menor que o outro. Com o uso desses medicamentos, ele atrofiou e não tem mais função nenhuma. Os dentes ficaram frágeis também por causa dos medicamentos e hoje uso aparelho dental. Também preciso usar óculos de grau".
Apesar de não ter ficado com cicatrizes no rosto, ela diz que sente-se refém da maquiagem, pois possui algumas manchas - e ainda sente dores de cabeça. Com medo de passar por qualquer outro procedimento estético, ela faz microagulhamento no rosto a cada três meses, para reduzir essas manchas. Desta vez, com uma dermatologista.
"Agora aprendi a me informar sobre a qualificação do profissional antes de realizar qualquer procedimento, e ainda fazer teste de alergia", ela conclui.
Att: Antônio S.
No nosso caminho temos que aprender a dar o devido valor as pessoas que aparecem no nosso caminho, jamais se esqueça de que fazer o bem é uma escolha que vai te ajudar sempre, você jamais vai perder em fazer o bem, seja para pessoas ou para animais, não sabemos o dia de amanha, e a caridade é a resposta para o futuro pois é o único tesouro que podemos ajuntar no céu é a caridade pois é através dela que Deus vê que estamos trilhando no caminho certo. E não tenha medo de ser chamado de bobo, ou chamado de trouxa, apenas faça sua parte, caminhe seu caminho, no fim da sua vida será entre você e Deus, e não entre você e essas pessoas que tanto te critica.
Att: Direção