Hoje em entrevista ao Fórum Onze e Meia, o ex-presidente Lula fez um aceno de paz em forma de elogio o ex-candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, Lula afirmou que ele está qualificado para disputar as eleições de 2022, assim como o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).
“As pessoas pensam que eu tenho divergências profundas com o Ciro Gomes. A gente tem mais divergência pelo jeito de se comportar. Eu sempre disse publicamente que eu tenho respeito pelo Ciro, ele sempre foi muito leal ao meu governo, apesar das divergências pontuais que temos, e temos que aprender a conviver com elas. O Ciro não precisa gostar de mim e eu não preciso gostar dele, nós temos que nos respeitar”, Afirmou Lula.
Mais a frente, o ex-presidente afirmou que os governadores do PT também estão qualificados para disputar as eleições e voltou a dizer que, a princípio, não pretende lançar sua candidatura a presidência. “O Flávio Dino está qualificado para ser candidato, o Ciro está qualificado. Como eu vou dizer que não? Mas não posso dizer que Haddad não dá, que meus governadores não estão”, disse. Ao ser perguntado se ele seria o nome do PT para 2022, respondeu: “Eu gostaria de trabalhar como cabo eleitoral de outro companheiro”.
Para o ex-presidente, a escolha do candidato pelo PT vai depender do cenário político do Brasil em 2020. Ele disse, porém, que não vê sinais de melhora até às eleições. “Não vejo sinais de melhora, não sou desses que acha que Bolsonaro vai cair. Não vejo a possibilidade do Brasil melhorar com Bolsonaro”, afirmou Lula.
Att: Antônio S.