Nesta região existem grandes conflitos de terra por causa da grilagem de terras públicas pelos latifúndios e empresas de celulose e papel.
Na portaria nº 493 do DOU o Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza o emprego da Força Nacional “em apoio ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nos assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA nos Municípios de Prado e de Mucuri, no Estado da Bahia, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, pelo período de 30 (trinta) dias, a contar de 3 de setembro de 2020 a 2 de outubro de 2020”.
O governo ainda poderá prorrogar o “prazo do apoio prestado pela Força Nacional de Segurança Pública”, estendendo-se além dos 30 dias.
O jurista e professor Silvio Almeida denunciou o fato em suas redes sociais afirmando que “podemos estar diante de mais um massacre a ser protagonizado pelo Estado brasileiro”.
Att: Antônio S.