Datena Detona Sérgio Camargo e apoia reação do movimento negro: “tem que haver reação mesmo”
Datena que vem sendo Taxado de comunista por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro após declarar que seu programa fechou as portas para o presidente agora, o apresentador defendeu a exoneração do presidente da Fundação Palmares após áudio vazado
Na terça-feira (3), o apresentador José Luiz Datena, do Brasil Urgente, voltou a defender pena de morte para o policial que assassinou George Floyd nos Estados Unidos e comentou sobre o preconceito racial no Brasil. Datena ainda defendeu as manifestações antirracistas e fez duras críticas ao presidente da Fundação Palmares.
“Esse presidente da Fundação Palmares… Se esse é o representante dos negros no Brasil nós estamos perdidos. Vazou um áudio desse sujeito que é um áudio terrível. Se for esse cara que defende os negros no Brasil, nós estamos perdidos completamente”, afirmou o apresentador num tom bastante irritado.
Se não se lembra, Datena, rompeu recentemente com Jair Bolsonaro, disse que se fosse ele o presidente já teria exonerado Camargo. “Do jeito que ele massacra a história, falando sobre Zumbi dos Palmares, que é um verdadeiro herói da resistência da época da escravidão e da perseguição dos negros… Esse sujeito não merece ficar onde ele está. Ele é raivoso, partidário, ideológico, e não defende em nada a sua raça”, declarou Datena...
Datena ainda fez mais, Datena defendeu as mobilizações antirracismo que vem ganhado força no Brasil.
“No Brasil o preconceito velado é tão complicado quanto o preconceito explícito e tem que haver reação mesmo. Tem que haver reação dos movimentos negros, que devem rechaçar esse preconceito”, afirmou.
A declaração de Camargo que irritou Datena foi feita durante uma reunião. Em um áudio que foi vazado para o jornal O Estado de S. Paulo, o presidente da entidade aparece dizendo que o movimento negro é “escória” e que Zumbi dos Palmares é um “filho da puta”.
Att; Antônio Sall